Pacientes diagnosticados com câncer de tireoide no Maranhão voltarão a contar, em breve, no serviço público de saúde, com tratamento de iodoterapia, o mais recomendado para o combate a doença.
A implantação do serviço ocorre a partir de uma parceria entre o governo do Estado, a prefeitura de São Luís e o Hospital Aldenora Bello.
Atualmente, os pacientes com câncer de tireoide no Maranhão precisam recorrer a clínicas privadas para garantir o tratamento ou buscar assistência em Teresina, no Piauí.
O Hospital Aldenora Bello, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está há quase um ano sem oferecer o procedimento por causa do fim do contrato com a empresa prestadora do serviço.
Marina Sousa, gestora de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde do Maranhão, afirma que 60 pacientes chegaram a ficar no aguardo da iodoterapia quando o contrato foi encerrado.
“Para os pacientes que têm a doença, que estão com câncer de tireoide, esse é um tratamento muito eficaz. Nunca o estado tinha oferecido esse serviço. A partir daí passa a oferecer esse serviço, colocar a disposição da população, um serviço extremamente resolutivo.”
A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís atuou no caso a partir de ações judiciais, o que motivou a parceria entre os órgãos públicos.
Para que o serviço de iodoterapia comece a funcionar é preciso autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear, já que o tratamento envolve uso de material radioativo.