Comitê apura causas de mortes em maternidades no MA; Barra do Corda registrou 15 óbitos de bebês
Em reunião nesta terça-feira, em São Luís, o Comitê Estadual de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal definiu ações prioritárias para 2019.
O principal objetivo é investigar todos os óbitos maternos e boa parte dos infantis ocorridos este ano para que seja feito um processo de intervenção.
No encontro, o secretário de Estado da Saúde e presidente do Comitê, Carlos Lula, ressaltou que a maioria das mortes poderia ter sido evitada e que o estado tem condições de intervir e reduzir drasticamente os números.
Também foi definida durante a reunião a formação de dois grupos que vão apurar as situações nos municípios de São Pedro dos Crentes e Barra do Corda. Só neste último, foram 15 óbitos de bebês em 2019.
O Governo maranhense informou ainda que vai dar apoio técnico e financeiro à Prefeitura de Barra do Corda para enfrentamento da mortalidade materna e infantil.
O Comitê é formado por representantes do Ministério Público, sociedade civil e universidades, além das secretarias de Estado de Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, e de Articulação de Políticas Públicas.