Desmatamento na Amazônia cresce 20% entre agosto de 2018 e abril de 2019, diz Imazon

Amazônia

Publicado em 28/05/2019 - 09:17 Por Victor Ribeiro - Brasília

Pará, Mato Grosso e Amazonas foram os três estados da região da Amazônia Legal que registraram os maiores desmatamentos, de agosto do ano passado até abril deste ano. 

 

No Pará, o desmatamento atingiu a área de 787 quilômetros quadrados, que corresponde a quase 79 mil campos de futebol. Mato Grosso perdeu 502 quilômetros quadrados de cobertura florestal e Amazonas, 353 quilômetros quadrados.

 

No total, durante os nove meses monitorados, o desmatamento atingiu 2 mil 169 quilômetros quadrados, ou 217 mil campos de futebol.

 

O número é 20% maior que aquele apurado de agosto de 2017 a abril do ano passado.

 

Já a degradação florestal, que é relacionada ao corte seletivo das árvores ou às queimadas, somaram 102 quilômetros quadrados. Sendo que o estado de Roraima concentra 86% dessa área.

 

O levantamento mostra, ainda, o quanto as chuvas intensas podem evitar o desmatamento.

 

Em abril de 2018, os nove estados da Amazônia Legal perderam, juntos, 217 quilômetros quadrados de florestas. No mês passado, a área desmatada foi 10% menor, com 195 quilômetros quadrados.

  

De acordo com o Sistema de Alerta do Desmatamento, o motivo foi o período prolongado de chuvas intensas agora, em 2019.

 

Os dados, divulgados nessa segunda-feira (27), foram coletados por pesquisadores brasileiros que fazem parte do Imazon, um instituto nacional sem fins lucrativos.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pelo Copa do Brasil, o Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, o São Paulo venceu Águia de Marabá por 3 a 1, o CRB bateu o Ceará por 1 a 0, o Goiás venceu o Cuiabá também por 1 a 0 e o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1.

Baixar arquivo
Economia

É preciso declarar ganhos como MEI no Imposto de Renda?

Saiba em que situações uma pessoa dona de um MEI deve fazer a declaração do Imposto de Renda. Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Baixar arquivo
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo