Fiocruz vai produzir imunossupressor tracolimo para distribuição no SUS

Transplante

Publicado em 26/05/2019 - 07:30 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir e distribuir um novo medicamento para transplantados. Trata-se do imunossupressor tacrolimo, usado para evitar rejeição de rim e fígado recebidos em transplantes. Serão fabricadas mais de 90 milhões de unidades deste remédio, para atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Já foram enviadas mais de 1 milhão de cápsulas de tacrolimo para o Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos estados, de acordo com a necessidade de cada um. 

 

O imunossupressor diminui a atividade do sistema imunológico e garante assim o sucesso do procedimento. O diretor da Farmanguinhos, maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, Jorge Mendonça, aponta outros benefícios do medicamento.

 

Segundo ele, o tracolimo permite a qualidade de vida do paciente, além de evitar a rejeição. Além disso, é um medicamento moderno e, quando adquirido no mercado, é de alto custo. Confira na reportagem.
 

Últimas notícias
Geral

Sobe para 162 o número de mortos no RS por causa das enchentes

Mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas, 580 mil estão desalojadas, 68 mil em abrigos.

Baixar arquivo
Cultura

Lula sanciona lei que prorroga programa de incentivo a eventos

O Perse foi criado na pandemia e inclui incentivos para produções teatrais, circenses, musicais, eventos esportivos, setor de turismo, entre outros.

Baixar arquivo
Justiça

STF: repetidas ações contra jornalistas configuram assédio judicial

Para os ministros, o assédio judicial contra jornalistas ou veículos de mídia compromete a liberdade de expressão e de imprensa, e afeta o direito à informação das pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Desembargadora é punida por ataques a Marielle Franco em redes sociais

Marília de Castro Neves Vieira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, será afastada da função com vencimentos proporcionais. O tempo afastado conta apenas para aposentadoria, o que pode adiar o direito a licenças e o avanço na carreira.

Baixar arquivo
Internacional

Irlanda, Noruega e Espanha reconhecem o Estado da Palestina

A Noruega foi a primeira a fazer o anúncio. O primeiro-ministro defendeu as fronteiras anteriores a 1967, com Jerusalém como capital compartilhada e a possibilidade de acordos para a troca de terras.

Baixar arquivo
Geral

Marcha dos Trabalhadores reivindica direitos da cidade e do campo

Trabalhadores se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (22) e caminharam na Esplanada dos Ministérios. Sindicalistas lembraram que este ano tem eleições municipais e falaram da importância de comprometer os candidatos com a luta da classe trabalhadora. 

Baixar arquivo