Ideias Inovadoras: Produtores brasileiros usam drone para contar animais

Ideias Inovadoras

Publicado em 11/05/2019 - 08:00 Por Michelle Moreira - Brasília

O uso de drone – aeronave não tripulada – já se tornou popular em muitas fazendas do Brasil. A utilização mais comum é para a pulverização de fertilizantes e pesticidas.

 

Mas uma pesquisa coordenada pela Embrapa quer ampliar o uso do equipamento nas propriedades do País e aposta no monitoramento do gado, inicialmente com a contagem dos animais.

 

Por adotar a pecuária extensiva, os produtores brasileiros têm dificuldades em saber a quantidade de animais visto as variações constantes por conta de nascimentos, mortes e vendas.

 

O pesquisador Jaime Barreto explica que a contagem de rebanho exige tecnologia e métodos avançados. Algumas técnicas de levantamento aéreo já estariam sendo aplicadas, mas são caras.

 

Jaime conta ainda que o projeto também atende a uma solicitação do Ministério da Agricultura no desenvolvimento de ferramenta para auxiliar na fiscalização das fronteiras em relação à febre aftosa.

 

Serão feitas duas abordagens: com o uso de câmeras convencionais e com equipamentos que capturam imagens a 360 graus. 

 

A ideia no futuro é usar o drone para estimar a saúde e peso do rebanho. 

 

 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo