Mato Grosso investe em ações preventivas contra o consumo de tabaco

Saúde Pública

Publicado em 31/05/2019 - 15:47 Por Michelle Moreira - Brasília

Hoje (31) é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e veio para alertar a população sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

 

A campanha deste ano tem como tema "Tabaco e Saúde Pulmonar".

 

Dados do Inca, o Instituto Nacional de Câncer, revelam que o câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil, além de ser o primeiro em todo o mundo em relação à incidência e mortalidade.

 

Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

 

Ainda segundo o instituto, o cigarro é o fator de risco mais considerável associado ao câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, a doença está relacionada ao consumo de derivados de tabaco.

 

Em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde busca desenvolver ações preventivas para trabalhar junto aos municípios, além da divulgação do tratamento.

 

Atualmente, o atendimento no estado é realizado em unidades de saúde, em 88 municípios.

 

De acordo com a pasta, somente neste ano 1.980 pessoas foram atendidas com base no Programa de Controle do Tabagismo.

 

Segundo o governo estadual, as informações do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico apontam para redução no percentual de adultos fumantes no estado.

 

Uma das principais recomendações dos profissionais de saúde é evitar começar a fumar e adotar práticas saudáveis, como a prática de exercícios físicos regularmente.

Últimas notícias
Geral

Cerca de 215 mil pessoas vão trabalhar na aplicação das provas do CNU

Para garantir a execução segura da seleção, a estrutura conta com aplicadores, fiscais de prova, gestores e uma rede de servidores de órgãos de segurança. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Ratzenberger morre no circuito de Ímola

O Grande Prêmio de San Marino de 1994 ficou marcado por tragédias. No dia 30 de abril daquele ano, o piloto Roland Ratzenberger teve a carreira interrompida aos 33 anos. 

Baixar arquivo
Geral

PF resgata 70 pessoas em situação análoga à escravidão no Amazonas

Os trabalhadores foram resgatados em um garimpo ilegal na cidade de Maués, a 270 quilômetros de Manaus, no sul do Amazonas.

Baixar arquivo
Economia

Receita paga lote residual de restituição do IR nesta terça

Mais de 353 mil contribuintes vão receber o pagamento do lote residual de restituição do imposto de renda de abril de 2024.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue em 2024

São quase  2,5 milhões de registros a mais do que todo o ano passado.

Baixar arquivo
Geral

Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina hoje

A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro e vale tanto para a obtenção quanto para a renovação da habilitação categorias C,D e E. E também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais, que deverão comprovar que não fizeram uso de drogas nem de medicamentos estimulantes.

Baixar arquivo