Peritos da Justiça do Rio fazem vistoria na encosta da Avenida Niemeyer

Rio de Janeiro

Publicado em 30/05/2019 - 14:11 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Três peritos, indicados pela Justiça do Rio, realizaram, na manhã desta quinta-feira (30), uma vistoria na encosta da Avenida Niemeyer, na zona sul da cidade, interditada desde a tarde da última terça-feira (28).

 

Após a inspeção, a equipe deve apresentar um laudo sobre as condições de segurança da via, esclarecendo se há risco de novos deslizamentos de terra. O prazo para a apresentação do documento termina às 17h30 desta sexta-feira (31).

 

A vistoria foi determinada pela Justiça em resposta a recurso apresentado pela prefeitura do Rio contra o fechamento da avenida, que liga os bairros São Conrado e Leblon.

 

A interdição ao tráfego cumpre decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, a pedido do Ministério Público do estado. Após a liminar, o desembargador de plantão, Mauro Pereira Martins, ordenou a escolha de peritos para a elaboração de um parecer e determinou que a via permaneça fechada até a análise do laudo pericial. 

 

No despacho, o desembargador destacou que, somente nos cinco primeiros meses de 2019, a Avenida Niemeyer sofreu três deslizamentos significativos de terra. Em um deles, em fevereiro, duas pessoas que estavam em um ônibus morreram.

 

O magistrado acrescentou, que, diante dos episódios, o fechamento da via apenas em dias de chuva não afasta o risco à população.

 

A inspeção foi acompanhada por quatro técnicos do Instituto GeoRio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação.

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo