A prefeitura de São Paulo irá estabelecer nos próximos dias uma regulamentação preliminar para a circulação de patinetes na cidade.
A previsão é que a circulação de patinetes seja proibida nas calçadas, que seja obrigatório o uso de equipamento de segurança como capacetes e que seja proibido o estacionamento em qualquer ponto da calçada.
Em Pinheiros, na zona oeste da cidade, as patinetes circulam entre bicicletas nas ciclofaixas do bairro e também nas calçadas dividindo espaço com os pedestres.
Fabio Fonseca, administrador de empresas, disse que substituiu aplicativo de táxi para ir ao trabalho pela patinete elétrica e cobra maior investimento em ciclofaixas.
A estudante Karin Ishida, que usa bicicleta para ir ao estágio, disse que já presenciou um incidente envolvendo bicicleta e patinete e diz que elas deveriam estar sujeitas às mesmas regras das bicicletas
Além da regulamentação prevista para sair nos próximos dias, a secretaria Municipal de Transportes afirma que está conduzindo um grupo de trabalho com as 11 empresas que fornecem patinetes para fazer regulamentação completa do sistema de compartilhamento de patinetes elétricos e que deverá ser concluído em 45 dias.
A Secretaria também diz que vem conversando com outras prefeituras como Nova York e Paris para analisar as experiências que outras cidades do mundo tiveram com esse modal.