Viva Maria: Estudo da ONU traz levantamento sobre o progresso das mulheres no mundo

Publicado em 27/06/2019 - 16:04 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Tá provado. As desigualdades de gênero nas famílias têm um impacto devastador na vida das mulheres desde a mais tenra idade.

 

Relatório da ONU Mulheres publicado na última terça-feira (25) não deixa dúvidas. Nele, uma série de recomendações para a formulação de políticas públicas que possam promover a equidade em todos os países.

 

O documento enfatiza a necessidade de investimento nos serviços públicos, especialmente no campo da educação e cuidados relativos à saúde reprodutiva.

 

Destaque também para a segurança física das mulheres com o objetivo de eliminar todas as formas de violência que se abatem contra nós. Isso porque, do global ao particular, no Brasil, por exemplo, apesar dos avanços, a duras penas conquistados pela cidadania feminina, há pouco mais de quatro décadas, se tanto, as desigualdades de gênero nas famílias faziam com que as meninas ficassem sempre com a carne de pescoço.

 

Já os meninos, com coxa, sobrecoxa, enfim, com o melhor do frango. No campo da educação, a diferença de tratamento ainda era mais gritante. Felizmente, na lei e na vida, o progresso das mulheres em nosso país é uma realidade, muito embora ainda existam violações que nos envergonhem e muito.

 

Mas o importante é nos mantermos em movimento e, ao mesmo tempo, fazer de relatórios como esse da ONU Mulheres uma ferramenta de trabalho em busca do “Progresso das Mulheres no mundo”. Esse, o título do relatório.

 

À luz dos dados que essa publicação revela vamos conversar agora com Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres no Brasil.

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo