Fornecimento de energia nos municípios amazonenses de Manacapuru e Iranduba é normalizado
A energia elétrica começou a voltar em Iranduba e Manacapuru na última sexta-feira (26), mas somente nesta segunda-feira (29) o fornecimento foi 100% normalizado, de acordo com a Amazonas Energia.
Cerca de 200 mil pessoas ficaram sem energia por, pelo menos, uma semana.
O abastecimento de água também ficou prejudicado já que as bombas dependem de energia para funcionar.
A concessionária alega que o problema foi causado pela ruptura de um cabo de transmissão subaquático, localizado nas proximidades de Iranduba. Geradores e usinas foram instalados nos dois municípios para garantir a retomada do fornecimento. Eles operam com sobra de 31% das demandas de energia elétrica da região.
Uma força-tarefa formada por órgãos de defesa do consumidor chegou a pedir que a Amazonas Energia tomasse medidas emergenciais para recuperar a distribuição de energia, mas os prazos estabelecidos extrajudicialmente não foram cumpridos.
Agora, a Defensoria Pública e o Procon estadual vão reunir denúncias e documentos que comprovem os prejuízos causados à população.
O objetivo é entrar com uma ação judicial por danos morais e materiais contra a concessionária.
A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, quer que a Amazonas Energia pague multa de R$20 milhões a ser revertida para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)