Governador prorroga estado de calamidade financeira de Mato Grosso

Dívidas

Publicado em 18/07/2019 - 15:30 Por Sayonara Moreno - Brasília

O estado de calamidade financeira em Mato Grosso foi prorrogado por mais quatro meses. O governador Mauro Mendes alega ter recebido o governo do Estado com dívidas bilionárias.

 

Mato Grosso está em situação de calamidade financeira desde janeiro. Um novo decreto prorroga a medida até novembro.

 

O governo do Estado informa que nem o esforço realizado no primeiro semestre foi suficiente para reequilibrar as contas.

 

O governo relata que diminuiu valores de contratos, renegociou dívidas para manter os serviços, enxugou cargos comissionados e contratados.

 

Mas o estado ainda deve a prestadores de serviços essenciais, como o Samu, além da locação de viaturas policiais e materiais básicos para a manutenção das escolas públicas.

 

O novo decreto aponta um déficit maior que R$ 800 milhões, somente de janeiro a junho deste ano. Até o fim de 2019, a previsão é de mais um saldo negativo superior a R$ 2 bilhões.

 

Ao manter o estado de calamidade, o governador cita que o Mato Grosso não recebeu, do governo federal, o Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações, o FEX, relativo a 2018. E o de 2019 também não tem previsão para ser pago.

 

O decreto publicado nesta semana mantém o arrocho que vem sendo imposto desde o incio do ano, como economia com despesas de serviços de telefonia, energia elétrica, água e limpeza.

 

O texto também determina que o governo mantenha suspenso o pagamento de horas extras, exceto para as atividades de segurança pública e saúde, caso justificado.

 

Investimentos nas áreas essenciais, como a folha de pagamento e os repasses à segurança, saúde, educação e assistência social ao cidadão serão priorizados.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo