Viva Maria: Uma conversa com Íris Borges, a escritora que tem nas árvores sua conexão com a vida

Viva Maria

Publicado em 17/07/2019 - 15:29 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Silêncio. A natureza hoje vai falar em nome de todas as pessoas que pagaram com a vida o preço da floresta em pé. De Chico Mendes a Maria do Espírito Santo, não foram poucos os que tombaram na luta. Neste 17 de julho, vale lembrar que preservar florestas é proteger a vida.

 

Isso porque quando uma floresta deixa de existir, o prejuízo é inestimável. A perda da cobertura vegetal acusa da degradação do solo e, consequentemente a desertificação.

 

A destruição das florestas afeta também o clima já que elas têm um importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas. Mas apesar disso, florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo. Culpa da ganância e da degradação descontrolada. No Brasil, a Mata Atlântica é o exemplo mais cruel dessa realidade.

 

Desmatada desde os primórdios da colonização, esta floresta sofreu o impacto de forma dramática dos ciclos econômicos agrícolas, como a plantação da cana-de-açúcar e do café.

 

Na Amazônia, temos que ter uma atenção muito especial, porque esse tesouro precisa ser mantido a qualquer custo. Não à toa, o Código Florestal, em seu Artigo 1º, define as florestas como bens de interesse comum a todos os habitantes do país. Cuidar dessa herança é dever de todos nós que queremos nossa natureza cada mais viva. Natureza viva!

 

E viva o Dia de Proteção das Florestas! E que tal comemorar o dia plantando uma árvore? E não se esqueça de plantar também boas sementes no seu coração, palavras e obras. Eu, por exemplo, se estivesse no Acre, certamente comemoraria na biblioteca da floresta. Isso porque a luz da química do papel, da árvore ao livro, um longo percurso tem que ser feito. E, nesse caminho, tem que estar a consciência de que papel é árvore.

 

Não desperdice esse recurso tão valoroso. Não desperdice também a chance de conversar com pessoas que são verdadeiras árvores. Gente como a escritora Íris Borges, que, há 40 anos, vive rodeada de escritores em Brasília, que têm nela um espaço-casa. É a Casa de Autores. Bem-vinda, Íris! 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo