Todos que têm carteira de identidade expedidas em Brasília, desde primeiro de julho de 2018, podem instalar o aplicativo e-Identidade, que é a carteira de identidade eletrônica, desenvolvida pela Polícia Civil. A ideia é facilitar o uso do documento no dia-a-dia e trazer mais segurança aos cidadãos no resguardo de seus dados.
De acordo com o chefe de avanços tecnológicos da Polícia Civil, Rogério Alves, o aplicativo já está disponível para essas pessoas.
Quem tem identidade anterior a essa data, deve tirar uma segunda via para validar os dados no aplicativo e então tirar a identidade eletrônica.
A Polícia Civil do DF é a única que dispõe desse aparato em todo território brasileiro, mas, segundo o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Simão Albuquerque, ele poderá ser levado para os demais estados que tiverem interesse.
Para fazer o cadastro da e-Identidade é necessário instalar o aplicativo na loja de downloads do seu celular, ter em mãos o documento físico e preencher as seguintes informações: o código no verso da Identidade; número do RG; Estado – que deve ser o DF; número do CPF; nome igual ao que está no RG; e-mail e criar uma senha.
Até o momento, o aplicativo só está liberado para a plataforma Android. A versão iOS já está pronta, mas aguarda liberação da Apple.
![Tomaz Siva/Agência Brasil Rio de Janeiro, (RJ), 24.01.2024 – Apresentadora do programa Sem Censura, Cissa Guimarães.. Foto: Tomaz Siva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tiago Caldas/EC Bahia/Direitos Reservados bahia, vitória, campeonato baiano](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12/2024 O Congresso Nacional realiza sessão semipresencial para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. (Senadores e Deputados da oposição e do governo negociam antes da votação da LDO). Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)