Gilmar Mendes diz que comentários de Dallagnol comprometem credibilidade da PGR e da Justiça

Ministro do STF

Publicado em 06/08/2019 - 18:13 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes reagiu às mensagens atribuídas aos procuradores da Força-Tarefa da Operação Lava Jato. Reportagens publicadas pelos jornais Folha de São Paulo e El País, em parceria com o Intercept Brasil, relataram trocas de mensagens em que o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, sugere investigar Gilmar, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, e as esposas dos dois.

 

De acordo com as reportagens, Dallagnol teria manifestado apoio ao impeachment dos dois membros do Supremo.

 

Gilmar Mendes avaliou que as supostas trocas de mensagens comprometem a credibilidade da Procuradoria-Geral da República e da Justiça Federal. Para o ministro, o presidente Jair Bolsonaro terá a oportunidade de corrigir essa situação ao indicar o nome que vai suceder Raquel Dodge na PGR.

 

No mês de junho, os procuradores da República elegeram a lista tríplice, com as sugestões da categoria para ser o próximo ou a próxima PGR. Os nomes que integram a lista são do subprocurador-geral da República, Blal Dalloul e dos subprocuradores-gerais Luiza Frischeisen e Mário Bonsaglia.

 

O presidente Jair Bolsonaro tem até a primeira quinzena de setembro para indicar um nome, que pode ou não estar na lista tríplice.

 

Solicitamos manifestações da Força-Tarefa da Lava Jato em Curitiba e da Associação Nacional dos Procuradores da República, mas, até o fechamento desta reportagem, não obtivemos retorno.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo