Judiciário teve redução de 1,2% de ações pendentes de decisão em 2018

Judiciário

Publicado em 30/08/2019 - 07:11 Por Renata Martins - Brasília

A fila de processos na Justiça diminui em 2018. Mas o relatório do Conselho Nacional de Justiça também aponta que menos gente recorreu ao judiciário.

 

O Brasil reduziu número de processos pendentes para 78 milhões. A quantidade é o menor em 15 anos. Em termos percentuais isso significa uma diminuição de 1,2% de ações na fila por uma decisão.

 

Ao final do ano de 2018, estavam em tramitação um total de 78 milhões e 700 mil de processos. Para o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, o resultado é motivo de comemoração, pois, pela primeira vez, em 15 anos, houve redução do número de casos pendentes.

 

Dias Toffoli adiantou ainda que metas parciais deste ano apontam que foram julgados 9 milhões de processos no primeiro semestre de 2019.

 

O número de novos processos também foi reduzido: 28 milhões, uma diferença de 1.9% em relação a 2017.

 

O resultado decorre, principalmente, da redução de processos ingressados na justiça do trabalho. Foram 861 mil ações a menos.

 

Para o Conselho Nacional de Justiça, essa queda pode estar relacionada a reformar trabalhista que entrou em vigor em novembro de 2017.

 

Uma das alterações na Consolidação das Leis do Trabalho, determona que o trabalhador pague os honorários advocatícios, por exemplo, caso a sentença não lhe seja favorável.

 

Acompanhe na reportagem de Renata Martins.

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo