Judiciário teve redução de 1,2% de ações pendentes de decisão em 2018

Judiciário

Publicado em 30/08/2019 - 07:11 Por Renata Martins - Brasília

A fila de processos na Justiça diminui em 2018. Mas o relatório do Conselho Nacional de Justiça também aponta que menos gente recorreu ao judiciário.

 

O Brasil reduziu número de processos pendentes para 78 milhões. A quantidade é o menor em 15 anos. Em termos percentuais isso significa uma diminuição de 1,2% de ações na fila por uma decisão.

 

Ao final do ano de 2018, estavam em tramitação um total de 78 milhões e 700 mil de processos. Para o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, o resultado é motivo de comemoração, pois, pela primeira vez, em 15 anos, houve redução do número de casos pendentes.

 

Dias Toffoli adiantou ainda que metas parciais deste ano apontam que foram julgados 9 milhões de processos no primeiro semestre de 2019.

 

O número de novos processos também foi reduzido: 28 milhões, uma diferença de 1.9% em relação a 2017.

 

O resultado decorre, principalmente, da redução de processos ingressados na justiça do trabalho. Foram 861 mil ações a menos.

 

Para o Conselho Nacional de Justiça, essa queda pode estar relacionada a reformar trabalhista que entrou em vigor em novembro de 2017.

 

Uma das alterações na Consolidação das Leis do Trabalho, determona que o trabalhador pague os honorários advocatícios, por exemplo, caso a sentença não lhe seja favorável.

 

Acompanhe na reportagem de Renata Martins.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo