MPF pede informações ao centro de perícias do Pará sobre crime ambiental em Barcarena

Crime ambiental em Barcarena

Publicado em 30/08/2019 - 16:36 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Procuradores do Ministério Público Federal querem mais informações do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves para concluir inquérito que apura possível crime ambiental em Barcarena, no Pará.

 

Eles afirmam que o Centro de Perícias, ligado ao governo estadual, não repassou o resultado de análises em imagens gravadas pelas câmeras da planta industrial da Hydro Alunorte. Para obter as informações, o Ministério Público Federal abriu esta semana um procedimento de investigação contra o Centro de Perícias.

 

Os dados seriam fundamentais para elucidar as suspeitas de vazamento de rejeitos em 2018. De acordo com os procuradores, o último pedido de informações foi encaminhado no dia 2 de julho.

 

Em nota, o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” afirma que o material solicitado tem 30 GB de dados e já estava sendo analisado. Para acelerar a perícia nos arquivos, foi criada uma força tarefa que deve encaminhar lado para os procuradores nesta sexta-feira.

 

Também em nota, a Alunorte informa que as imagens foram entregues ao Centro de Perícias em março de 2018 e encaminhadas a outros órgãos públicos que solicitaram o material. A empresa afirma que não houve vazamento ou transbordo dos depósitos de resíduos sólidos da refinaria durante as chuvas de fevereiro de 2018.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo