STF quer acesso a material colhido na Operação Spoofing

Invasão de celulares

Publicado em 02/08/2019 - 16:10 Por Dayana Vítor - Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) quer ter acesso a todo material da Operação Spoofing da Polícia Federal, que prendeu quatro suspeitos de hackear celulares de autoridades. Nessa quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Justiça Federal envie ao STF cópias do inquérito sobre os investigados em até 48 horas.

 

Horas antes da decisão de Alexandre de Moraes, o ministro Luiz Fux, decidiu que as provas recolhidas durante a operação deveriam ser preservadas e cópias remetidas a ele. A decisão foi motivada por ação aberta pelo PDT que pediu a não destruição do material coletado.

 

A ação do PDT foi motivada após a confirmação da invasão do aparelho do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha. Ele afirmou que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse que o material obtido nas investigações seria "descartado para não devassar a intimidade de ninguém." Nas redes sociais, Moro afirmou que apenas estava comunicando algumas autoridades que teriam sido vítimas do hackeamento.

 

Ainda na quinta-feira (1º), a Polícia Federal pediu que a prisão temporária dos hackers presos fosse convertida em preventiva, sem tempo determinado. O juiz da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite aceitou o pedido. Os investigados foram presos no dia 23 de julho durante a Operação Spoofing da policia federal que investiga a invasão de mais de mil celulares, incluindo de autoridades como o ministro da Justiça, Sérgio Moro e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo