Ceará registra detenção de 55 pessoas envolvidas em onda de ataques a veículos e prédios públicos

Segurança Pública

Publicado em 25/09/2019 - 18:57 Por Adalto Gouveia* - Brasília

Cerca de 55 pessoas já foram presas por envolvimento na onda de ataques no Ceará. Entre eles, um advogado que foi presos quando tentava entrar na casa de privação provisória de liberdade em Itaitinga – cidade da região metropolitana de Fortaleza.

 

Nesta quarta-feira (25), o secretário de Segurança Pública do Estado, André Costa, afirmou, em entrevista a rede de Rádios EBC, que há uma redução nas ocorrências.

 

Na capital cearense, no final da noite dessa terça-feira, criminosos atearem fogo em um ônibus no bairro de Messejana. Uma passageira teve os pés queimados quando tentava escapar das chamas.

 

Ainda não há registro de vítimas fatais. De acordo com o secretário André Costa, envolvidos nas ações criminosas também estão entre as vítimas. Em Canindé, por exemplo, ao incendiar um veículo, um menor de idade teve 70% do corpo queimado e está hospitalizado em estado grave.

 

Segundo o governo estadual, os ataques são uma retaliação do crime organizado ao endurecimento no controle dos presídios.

 

No início deste ano, o Ceará também registrou uma onda de ataques a veículos e prédios públicos.

 

O governador Camilo Santana anunciou a transferência de centenas de detentos para presídios federais.

 

O secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, dá detalhes sobre essas transferências.

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro informou que disponibilizou as vagas no Sistema Penitenciário Federal para receber líderes criminosos que estejam envolvidos em ações no Ceará.

 

Desde a noite de sexta-feira, já foram registrados mais de 40 ataques a ônibus, carros particulares, caminhões com carga ou veículos das companhias de energia e de água e esgoto do estado.

 

 

* Com reportagem de Renata Martins

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo