Dia da Árvore alerta para o manejo florestal sustentável

Meio Ambiente

Publicado em 21/09/2019 - 06:50 Por Dayana Vítor - Brasília

Você sabe a origem da madeira dos armários, mesas e cadeiras que tem em casa? Saber de onde todos esses produtos vieram, contribui com o manejo sustentável das florestas. Quando itens de origem ilegal são recusados, é quebrado o ciclo da exploração irregular de madeiras. Assim, é possível garantir que mais árvores fiquem em pé!!!

 

No Brasil, quase sessenta por cento do território é composto por florestas. São cerca de 500 milhões de hectares cobertos por árvores e vegetações naturais e plantadas, a maioria nativa. Desses, oito milhões de hectares são cultivados. São nessas áreas que existe a exploração legal da madeira, de acordo com o Serviço Florestal Brasileiro.

 

No manejo sustentável das florestas, a cada dez mil metros quadrados são exploradas quatro árvores. Depois de um período de uso, as árvores ficam, pelo menos, 25 anos em recuperação. O coordenador de uso sustentável dos recursos florestais do Ibama, Gustavo Bediaga, diz que, na compra de um objeto em madeira, nós consumidores, devemos sempre pedir um documento relatando a origem florestal.

 

Apesar de ainda existirem muitos móveis e outros itens fabricados com madeiras ilegais no país, todo papel e celulose é produzido com madeira de floresta plantada. O diretor de concessão florestal e monitoramento do Serviço Florestal Brasileiro, Paulo Henrique Ribeiro, detalha que o Brasil tem 10 milhões de floresta plantada para celulose.

 

O presidente da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira, Gonzalo Lopes, afirma que é necessário usar de forma sustentável as madeiras para garantir um futuro melhor.

 

No Brasil, existem quase oito mil espécies de árvores, porém, várias correm o risco de extinção. Entre elas: Pinheiro-do-paraná, Ipê-peroba, Cerejeira, Garapeira e Braúna.

Últimas notícias
Educação

Inscrições para o Enem terminam no próximo sábado (21)

A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via Pix, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Baixar arquivo
Educação

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta o homeschooling

Os destaques devem ser  analisados nesta quinta-feira pelos deputados.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos, Sophia Loren era presa por evasão fiscal

 A atriz de origem italiana havia acabado de desembarcar de um avião no aeroporto de Roma, na Itália. Aos 47 anos, Sophia Loren foi condenada a 30 dias de reclusão por ter deixado de pagar 180 mil dólares de impostos na década de 1960.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Na Taça Libertadores da América, o Athletico Paranaense venceu o Libertad por 2 a 0, o América Mineiro empatou com Tolima, na Colômbia, em 2 a 2, já o Palmeiras venceu o Emelec por 1 a 0.

Baixar arquivo
Cultura

Região Sul do país traz ações especiais na Semana Nacional dos Museus

O Museu do Olho em Curitiba - PR realiza palestras, oficinas e debates. Na cidade de Joinville - SC é possível conhecer o Museu Arqueológico de Sambaqui. Já em Porto Alegre - RS, o convite é para uma visita ao Museu de História da Medicina.

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad recebe o Heart Award da Copa Billie Jean King

Bia foi indicada ao prêmio pela sua participação no Grupo I das Américas, disputado no começo do ano, em Salinas, no Equador.

Baixar arquivo