Prefeitura do Rio triplica recursos para desfiles de escolas de samba na zona norte da cidade

Carnaval do Rio

Publicado em 03/09/2019 - 15:26 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Após o anúncio da prefeitura do Rio de que as escolas de samba do grupo especial não receberiam nenhum tipo de financiamento público para os desfiles do ano que vem, o prefeito Marcelo Crivella anunciou que vai, por outro lado, triplicar a verba destinada para os desfiles na Intendente Magalhães.


O anúncio foi feito durante uma reunião no Palácio da Cidade com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil, a Liesb, que reúne as agremiações das séries B, C D e E, e organiza o desfile na Intendente Magalhães, na zona norte da cidade.

 

O prefeito repetiu nesta segunda-feira o que vem dizendo nos últimos dias, de que não faz sentido a prefeitura dar subvenção a eventos que cobrem ingressos, como os desfiles da Marquês de Sapucaí.

 

Com o anúncio, ele se defendeu também da acusação de ser contra o carnaval, dizendo que não é verdade a afirmação e que os desfiles da Intendente Magalhães são o verdadeiro carnaval do povo e que por isso a prefeitura vai apoiá-los. O aporte será de R$ 3 milhões.

 

No carnaval de 2019, a prefeitura já havia relutado em garantir recursos para os desfiles da Sapucaí. O repasse de R$ 500 mil a cada escola do grupo especial foi feito poucas semanas antes do carnaval e após várias tratativas entre a Empresa de Turismo do Município do Rio, a Riotur, e a Liga Independente das Escolas de Samba, a Liesa, que reúne as agremiações do grupo especial.

 

Nas discussões do ano passado, as escolas argumentaram que além de ser uma festa tradicional da cidade do Rio, o evento atrai turistas e gera muita receita para a cidade e que, por isso, estaria justificado o apoio público ao evento. Diante da posição da prefeitura para o carnaval do ano que vem, a Liesa foi procurada, mas a assessoria de imprensa disse que por enquanto a Liga não vai se posicionar.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo