logo Radioagência Nacional
Geral

Prefeitura do Rio triplica recursos para desfiles de escolas de samba na zona norte da cidade

Carnaval do Rio
Baixar
Raquel Júnia
03/09/2019 - 15:26
Rio de Janeiro

Após o anúncio da prefeitura do Rio de que as escolas de samba do grupo especial não receberiam nenhum tipo de financiamento público para os desfiles do ano que vem, o prefeito Marcelo Crivella anunciou que vai, por outro lado, triplicar a verba destinada para os desfiles na Intendente Magalhães.


O anúncio foi feito durante uma reunião no Palácio da Cidade com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil, a Liesb, que reúne as agremiações das séries B, C D e E, e organiza o desfile na Intendente Magalhães, na zona norte da cidade.

 

O prefeito repetiu nesta segunda-feira o que vem dizendo nos últimos dias, de que não faz sentido a prefeitura dar subvenção a eventos que cobrem ingressos, como os desfiles da Marquês de Sapucaí.

 

Com o anúncio, ele se defendeu também da acusação de ser contra o carnaval, dizendo que não é verdade a afirmação e que os desfiles da Intendente Magalhães são o verdadeiro carnaval do povo e que por isso a prefeitura vai apoiá-los. O aporte será de R$ 3 milhões.

 

No carnaval de 2019, a prefeitura já havia relutado em garantir recursos para os desfiles da Sapucaí. O repasse de R$ 500 mil a cada escola do grupo especial foi feito poucas semanas antes do carnaval e após várias tratativas entre a Empresa de Turismo do Município do Rio, a Riotur, e a Liga Independente das Escolas de Samba, a Liesa, que reúne as agremiações do grupo especial.

 

Nas discussões do ano passado, as escolas argumentaram que além de ser uma festa tradicional da cidade do Rio, o evento atrai turistas e gera muita receita para a cidade e que, por isso, estaria justificado o apoio público ao evento. Diante da posição da prefeitura para o carnaval do ano que vem, a Liesa foi procurada, mas a assessoria de imprensa disse que por enquanto a Liga não vai se posicionar.

x