Rio pode ter praia com símbolo internacional de qualidade

Bandeira Azul

Publicado em 03/09/2019 - 08:42 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, pode mais uma vez receber a certificação da Bandeira Azul, símbolo internacional que atesta a qualidade da água e da areia. O selo é atribuído anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de 34 requisitos que envolvem a qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura e sustentabilidade.

 

Em 2018, o local recebeu pela primeira vez o título. Até então, apenas a Prainha, na zona oeste do Rio, ostentava o selo, no estado.

 

O hasteamento da Bandeira Azul, previsto para o dia 13 de novembro, ainda depende da confirmação de um júri internacional, que vai se reunir no próximo mês em Copenhague, na Dinamarca. Antes disso, a coordenadora nacional do Programa de Certificação, Leana Bernardi, fará uma visita de inspeção à Praia do Peró.

 

De acordo com o biólogo Octávio Menezes, que integra o movimento Amigos do Peró, o certificado acaba refletindo também no tipo de turista que procura a região.

 

O biólogo ressalta a importância de divulgação do projeto para que outras praias do Brasil também possam se adequar e concorrer ao título.

 

Em novembro do ano passado, um júri nacional formado por representantes dos ministérios do Turismo, Meio Ambiente, das Cidades e do Serviço de Patrimônio da União (SPU) aprovou o novo hasteamento na Praia do Peró. O certificado será renovado de forma provisória, até que a Prefeitura de Cabo Frio conclua as obras necessárias para atender as exigências da coordenação do programa.

 

A principal exigência é o saneamento básico da orla e esgotamento sanitário dos quiosques. A administração municipal garante que as obras, orçadas em R$ 2 milhões, serão iniciadas em março do ano que vem.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo