Campanha contra pirataria é lançada pelo Ministério da Justiça

"Falsificações saem mais caras"

Publicado em 30/10/2019 - 18:53 Por Lucas Faria - Brasília

O Ministério da Justiça lançou nesta quarta-feira a campanha “As falsificações saem mais caras”. A ideia é educar a população e apontar as principais consequências de adquirir uma mercadoria falsa.

 

Produtos comercializados pela internet, como remédios e eletrônicos, são os principais alvos da ação do ministério.


O secretário Nacional do consumidor, Luciano Timm, explica que serão usadas duas frentes de combate.


“A gente entende que educação, conscientização, é a principal forma de prevenir um ato ilegal. Claro que também você deve ter a repressão, mas antes da repressão tem a educação. O consumidor tem que entender as repercussões da decisão dele, e ele em alguma medida tem que ser esclarecido sobre o que é um pirata, para que ele não compre gato por lebre. Porque, por vezes, o barato sai caro “.


Luciano Timm pede a população que fique atenta a preços muito baixos.


“O consumidor, infelizmente, é movido muitas vezes por preço. É algo que sensibiliza o consumidor, ainda mais numa época em que o Brasil está recém se recuperando de uma crise econômica. Ele tem que entender que preço está relacionado também à qualidade. Quando é muito barato, desconfie, porque não existe milagre”.


Aeroportos, rodoviárias e locais de circulação pública receberão, a partir de novembro, cartazes e banners com os slogans da campanha.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo