Campanha contra pirataria é lançada pelo Ministério da Justiça
O Ministério da Justiça lançou nesta quarta-feira a campanha “As falsificações saem mais caras”. A ideia é educar a população e apontar as principais consequências de adquirir uma mercadoria falsa.
Produtos comercializados pela internet, como remédios e eletrônicos, são os principais alvos da ação do ministério.
O secretário Nacional do consumidor, Luciano Timm, explica que serão usadas duas frentes de combate.
“A gente entende que educação, conscientização, é a principal forma de prevenir um ato ilegal. Claro que também você deve ter a repressão, mas antes da repressão tem a educação. O consumidor tem que entender as repercussões da decisão dele, e ele em alguma medida tem que ser esclarecido sobre o que é um pirata, para que ele não compre gato por lebre. Porque, por vezes, o barato sai caro “.
Luciano Timm pede a população que fique atenta a preços muito baixos.
“O consumidor, infelizmente, é movido muitas vezes por preço. É algo que sensibiliza o consumidor, ainda mais numa época em que o Brasil está recém se recuperando de uma crise econômica. Ele tem que entender que preço está relacionado também à qualidade. Quando é muito barato, desconfie, porque não existe milagre”.
Aeroportos, rodoviárias e locais de circulação pública receberão, a partir de novembro, cartazes e banners com os slogans da campanha.





