Coleta seletiva será expandida para todo o Distrito Federal

Novo contrato

Publicado em 09/10/2019 - 18:39 Por Michelle Moreira - Brasília

O recolhimento do lixo no Distrito Federal será diferente, a partir desta quinta-feira, 10 de outubro, quando será estendida a coleta seletiva para todas as regiões administrativas.

 

Agora, caminhões vão passar nessas localidades recolhendo o material reciclável. Ainda haverá 244 pontos de entrega voluntária dos resíduos. Antes, apenas 20 regiões administrativas contavam com a coleta seletiva.

 

A ampliação desse serviço será possível devido ao novo contrato assinado pelo governo distrital e três empresas de limpeza, pelo valor aproximado de R$ 1,7 bilhão. O documento tem validade de cinco anos.

 

Essas novas empresas que começam a atuar na limpeza do DF serão responsáveis por ações como coleta dos resíduos domiciliares; remoção de entulhos; varrição de espaços públicos; lavagem e limpeza de equipamentos; e pintura mecanizada de meios-fios.

 

O diretor adjunto do SLU, Serviço de Limpeza Urbana, Gustavo Souto Maior, dá mais detalhes.

 

“Agora vão entrar em operação 3 empresas; cada uma pega aproximadamente 1 milhão de habitantes. E entre os serviços que elas vão realizar está sendo prevista a ampliação em até 100% da coleta seletiva, ou seja, vai começar a atingir todo o Distrito Federal”.

 

E se você ficou curioso para saber quando a coleta vai acontecer na sua residência, tenha um pouco de paciência. É que o SLU ainda está definindo os dias e horários que os caminhões vão passar em cada região. Mas, a partir desta quinta-feira, as três novas empresas contratadas têm obrigação de enviar todo o resíduo orgânico para o aterro sanitário de Samambaia e o seco para a reciclagem.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo