CPTEC emite alertas para várias regiões onde pode ocorrer tempestades com raios, granizo e vento

Alertas meteorológicos

Publicado em 13/10/2019 - 14:03 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu quatro alertas meteorológicos para este domingo (13).


O único alerta vermelho, de alto risco, é no Rio Grande do Sul, da Grande Porto Alegre até o extremo sul gaúcho. Nessa região, podem ocorrer tempestades com muitos raios, rajadas de vento forte e queda de granizo, ao longo de todo o dia.


Os outros três alertas são amarelos, que indicam risco moderado. No sudoeste e norte do Rio Grande do Sul e na metade sul de Santa Catarina, o mau tempo também deve provocar tempestades com raios, ventania e possibilidade de granizo. A diferença é que, nessa área, os estragos sejam menores.

 

O panorama é o mesmo nos estados da fronteira oeste do país, do sudoeste do Amazonas até o noroeste do Paraná, passando por Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Chuva com raios, vento forte e chance de granizo também no sudoeste do Pará e de Goiás.

 

Do litoral norte de São Paulo até a Região dos Lagos do Rio de Janeiro são os ventos fortes que levam ao alerta laranja. Os pescadores devem redobrar a atenção ao movimento do mar e os banhistas devem tomar cuidado com a chance de ressaca.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo