Cresce número de produtores que investem na Agricultura Orgânica

Produtores

Publicado em 16/10/2019 - 15:36 Por Glauco de Queiroz - Brasília

Há quatro qnos, a agricultora Dorvalina Soares optou pela produção orgânica na pequena propriedade da família, em Planaltina, a 40 Km de Brasília. E não se arrependeu.

 

Ela diz que a procura só tem aumentado. Ela produz um pouco de tudo: maracujá, beterraba, cenoura, berinjela, banana… tudo sem agrotóxicos.

 

É cada vez maior o número de agricultores que investem na Agricultura Orgânica. O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta um aumento de mais de mil e 300% na quantidade de estabelecimentos agropecuários no Brasil que se identificam como produtores de alimentos orgânicos.

 

Em 2006, eram pouco mais de cinco mil. Em 2017, quase setenta mil. Os dados do Ministério da Agricultura são diferentes, mas também confirmam esse crescimento. Em setembro deste ano, chegavam perto de 27 mil propriedades. Há sete anos, eram 11 mil.

 

Segundo a coordenadora de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Virgínia Lira, a explicação para essa diferença nos números é que produtores ainda estão correndo para atender todas as exigências do cadastro.

 

A aposentada Helena de Almeida dá preferência para os alimentos orgânicos e costuma fazer as compras em mercados especializados. A comercialização dos produtos orgânicos depende de certificação junto aos organismos credenciados junto ao governo. a relação está disponível no site do ministério da agricultura.

 

Já os agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social, cadastradas no Ministério da Agricultura, ou que vendem exclusivamente de forma direta aos consumidores são dispensados da certificação.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo