Garis do DF paralisam atividades em protesto à demissão de 1,5 mil trabalhadores

Distrito Federal

Publicado em 10/10/2019 - 16:04 Por Graziele Bezerra - Brasília

Foi uma paralisação rápida, mas afetou o primeiro dia de coleta seletiva que seria ampliada a partir desta quinta-feira em todo o Distrito Federal.

 

Os garis cruzaram os braços em protesto pela demissão de cerca de 1,5 mil trabalhadores, de acordo com o Sindlurb, Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana.

 

A demissão ocorreu em razão do novo contrato assinado entre o SLU e as empresa Sustentare, Valor Ambiental e Consita, que prevê a coleta seletiva de lixo em dias alternados.

 

Os trabalhadores só voltaram à atividade no meio do dia, após uma reunião entre o sindicato e o SLU, e a promessa de readmissão de pelo menos 100 trabalhadores, como explica o presidente do Sindlurb, José Cláudio de Oliveira.

 

“O que conseguimos avançar nessa reunião? Que de imediato, seriam cancelados 50 avisos, a empresa que está entrando vai contratar 50 dos outros que foram demitidos e os demais vão aguardar a reunião de segunda-feira para avançar nessa questão dos trabalhadores que estão demitidos”.

 

E os garis já avisaram: se as negociações não avançarem na reunião de segunda-feira, eles voltarão a interromper os trabalhos.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo