logo Radioagência Nacional
Geral

Pela primeira vez, extrativistas vão ter acesso a crédito do Pronaf para manejo florestal

Primeira vez
Baixar
Bianca Paiva
16/10/2019 - 20:03
Brasília

Pela primeira vez, extrativistas vão receber crédito para custeio de manejo florestal comunitário familiar por meio do Pronaf, o Programa Nacional de Agricultura Familiar.

 

Os recursos, no valor de R$ 850 mil, foram concedidos pelo Banco da Amazônia e vão beneficiar mais de 30 famílias da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz, no Pará.

 

Misael Moreno, gerente executivo de Pessoas Físicas da instituição financeira, conta que não havia demanda por financiamento por parte dessas comunidades, apesar de existirem linhas de crédito disponíveis. Por isso, o banco foi até elas para entender as dificuldades e necessidades do setor.

 

“Elas passaram para nós mais ou menos as dificuldades que tinham de acesso ao crédito, e envolvemos uma equipe muito grande de atores que de alguma forma alcançam o agronegócio. Seja com licenciamento, regularização fundiária, no nosso caso, o crédito. Uma vez organizados esses desafios para que eles acessassem o crédito, nós realizamos um plano de ação que resultou nessa ação inédita”.

 

Os recursos vão ser administrados pela Cooperativa Mista Agroextrativista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rio Arimun.


Rosalina Magalhães é uma das associadas e ressalta que, com a linha de crédito, os extrativistas terão mais autonomia para negociar a madeira manejada.


“A gente precisa de um crédito para financiar a nossa madeira que a gente tira, para que a gente não fique mais nas mãos dos empresários, dos grandes madeireiros. Porque a gente tinha que tirar madeira, mas pegar adiantamento do madeireiro. Agora, com o crédito, a gente vai poder tirar o nosso produto de qualidade, colocar no nosso pátio e dizer ‘quem der mais, leva’”.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os recursos do Pronaf vão ser concedidos aos extrativistas como crédito individual, com autorização para uso coletivo, e vão ser entregues em parcela única, com prazo de pagamento de até dois anos. A taxa de juros é a menor do programa, 3% ao ano.


A Resex Verde Para Sempre foi criada em 2004 e tem um 1, 3 milhão hectares. Com o financiamento, a previsão é que as famílias colham mais de nove mil metros cúbicos de madeira manejada, ou seja, extraída de forma legal e sustentável.

x