Sindicato denuncia excesso de trabalho de garis do DF depois de demissão em massa

Distrito Federal

Publicado em 18/10/2019 - 16:21 Por Évelyn Cabral* - Brasília

A mudança na coleta de lixo do Distrito Federal passa por alguns problemas. Entre eles, denúncias feitas pelos próprios trabalhadores, que comparam o expediente ao trabalho escravo.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana, José Cláudio de Oliveira, afirma que os garis extrapolam o horário de trabalho por causa da falta de pessoas.

 

“É um sistema análogo à escravidão. Nós temos vídeo de trabalhador que sai 7h da manhã, já é 23h e eles não aguentam mais. Então são 16h, 18h por dia”.

 

Ainda segundo José Cláudio, mais de mil trabalhadores foram demitidos com a nova contratação. Apesar das reuniões realizadas entre o Sindicato e o Serviço de Limpeza Urbana, até o momento, nenhuma decisão foi tomada com relação aos garis que perderam o emprego. A categoria, na semana passada, chegou a fazer uma paralisação alertando sobre a situação.

 

Mas o presidente do SLU, Félix Palazzo, garantiu que não tem conhecimento das horas de trabalho a mais dos garis, e afirmou que se de fato houver casos desse tipo, os trabalhadores junto com o Sindicato precisam formalizar a denúncia.

 

*Estagiária, com supervisão de Sheily Noleto

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo