EBC e estatal chinesa de comunicação assinam acordo para troca de conteúdo e intercâmbio tecnológico
A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, assinou um acordo de cooperação com a China Media Group. A iniciativa pretende compartilhar a troca de conteúdo e intercâmbio jornalístico e tecnológico entre Brasil e China.
O evento faz parte da décima-primeira reunião de cúpula do grupo Brics, e reuniu os presidentes das duas empresas.
Luiz Carlos Pereira Gomes, presidente da EBC, destaca a importância desta colaboração para o Brasil.
“Esse acordo que foi assinado hoje amplia essa parceria, então é uma oportunidade de nós projetarmos o nosso país em outro país. Sobre nossas riquezas, turismo, parte educacional. Isso contribui para o Brasil crescer e ser mais respeitado no Conselho das Nações”.
Shen Haixiong, presidente da estatal chinesa, destacou que, apesar da distância, é importante promover uma troca cultural e de amizade entre os dois países.
Haixiong espera que o acordo possa aprofundar ainda mais o intercâmbio entre os dois povos.
Participou da cerimônia o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, que ressaltou um acordo bilateral, assinado entre os dois países, para criação de um canal de streaming com produções cinematográficas brasileiras e chinesas.
“O cinema chinês está entre os melhores do mundo hoje, é uma referência na questão estética, é um cinema muito bonito. E nós queremos também, com o novo secretário da Cultura, Roberto Alvim, a criação de uma escola nacional de cinema, e vamos ter colaboração com a China”.
O CMG é o principal veículo de comunicação da China, e conta com 47 canais de televisão - sete deles internacionais - e ainda com 17 frequências de rádio, três sites de notícias e 20 jornais de circulação nacional.