Empresas de energia desmentem boatos de apagão neste sábado de Libertadores

Fake news

Publicado em 22/11/2019 - 16:49 Por Renata Martins - Brasília

Um apagão neste sábado!

 

A notícia de que a energia seria desligada em alguns estados do país para um trabalho de manutenção da rede elétrica na tarde deste sábado chegou nos grupos de WhatsApp.

 

A fake news veio em forma de comunicado oficial da empresa de energia, com direito a logomarca e linguagem formal.

 

A coisa ficou tão séria que várias concessionárias de energia publicaram nota desmentindo o boato de corte do fornecimento de energia.

 

“Cuidado com o boato! Nossas equipes realizam manutenção programada frequentemente em pontos isolados na cidade do Rio de Janeiro. Nunca em toda cidade. Caso você tenha recebido um comunicado de desligamento de toda energia no sábado, fique atento, é falso”. A nota é da Light, empresa responsável pela distribuição de energia no estado do Rio de Janeiro.

 

Empresas como a CEB, de Brasília; a Coelba, da Bahia; e a Energisa, responsável pelo fornecimento de energia em estados como Mato Grosso, Acre, Rondônia e Tocantins, também emitiram nota.

 

Todas lembraram que os avisos de desligamento programado precisam ser checados nos canais oficiais das empresas. A Coelba, da Bahia, alertou: se você receber notícias por qualquer outro meio, como o WhatsApp, procure confirmar as informações.

 

Coincidência ou não, a fake news da falta de energia atingia em cheio os planos de quem se preparava para acompanhar, neste sábado, a final da Libertadores da América entre Flamengo e River Plate.

 

Boato desmentido, rubro-negro, torcida contra ou apenas apaixonados pelo futebol vão poder conferir a partida sem sustos.

 

Ah! E se faltar energia em algum lugar, ainda dá pra ficar ligado no celular ou no radinho de pilha.

Últimas notícias
Geral

Polícia faz operação contra quadrilha que levava drogas em ambulâncias

Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com o apoio das Polícias Civis desses estados.

Baixar arquivo
Economia

Brasileiros retiraram quase R$ 400 milhões da poupança em agosto

Neste ano, em cinco meses, a retirada superou a entrada de valores.

Baixar arquivo
Geral

PGR pede que PF analise explicações sobre violações a bloqueio do X

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou que a Polícia Federal analise as explicações da rede social X a respeito de investigados que driblam ordens de bloqueio impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

SP: metade dos adolescentes mortos por violência estava fora da escola

É o que aponta estudo do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a partir de dados coletados entre 2018 e 2020. No período analisado, 1.309 adolescentes morreram por violência no estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Brasil tinha mais de 830 mil pessoas em domicílios coletivos em 2022

A grande maioria (479 mil) estava em penitenciárias e centros de detenção. Outros 160 mil pessoas viviam em asilos e instituições de longa permanência. As informações são do Censo 2022, do IBGE.

Baixar arquivo
Geral

Anatel informa ao STF que Starlink suspendeu acesso à rede X

Agência Nacional de Telecomunicações informou ao Supremo que a empresa bloqueou cerca de 224.500 acessos em todo país, a partir da noite da última quarta-feira. 

Baixar arquivo