Governo do Rio inicia primeiro censo da população em situação de rua do estado
Quantas e quem são as pessoas que vivem em situação de rua nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro? Para traçar o perfil desta população, o governo do estado inicia no próximo ano o primeiro censo da população em situação de rua.
E, para treinar as equipes de recenseadores e elaborar a metodologia do censo, a Fundação Leão XIII, vinculada ao governo do estado, iniciou no centro e zona sul da capital fluminense o trabalho de abordagem de pessoas que vivem em situação de rua.
A tarefa das quatro equipes em campo é a emissão de documentação das pessoas, o encaminhamento para a rede pública de saúde dos que apresentam necessidades de acompanhamento médico e traçar um perfil preliminar de quem mora na rua.
O presidente da Fundação, Allan Borges, explicou que o centro e a zona sul foram escolhidos porque concentram cerca de 70% de toda a população de rua da região metropolitana do Rio.
O censo vai permitir quantificar as pessoas em situação de rua: quantos homens, mulheres, crianças e idosos; idade, profissão, escolaridade, o tempo de rua, se tem alguma doença, inclusive mental, se fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, e assim gerar o diagnóstico dessa população.
Ainda segundo o presidente da Fundação Leão XIII, o censo vai ser feito simultaneamente em todos os municípios do estado e a primeira etapa deve estar concluída até o final do primeiro semestre de 2020. A segunda etapa, já com as propostas de ações, será entregue até o final do próximo ano.