Governo do Rio inicia primeiro censo da população em situação de rua do estado

Inclusão Social

Publicado em 23/11/2019 - 14:27 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Quantas e quem são as pessoas que vivem em situação de rua nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro? Para traçar o perfil desta população, o governo do estado inicia no próximo ano o primeiro censo da população em situação de rua.

 

E, para treinar as equipes de recenseadores e elaborar a metodologia do censo, a Fundação Leão XIII, vinculada ao governo do estado, iniciou no centro e zona sul da capital fluminense o trabalho de abordagem de pessoas que vivem em situação de rua.

 

A tarefa das quatro equipes em campo é a emissão de documentação das pessoas, o encaminhamento para a rede pública de saúde dos que apresentam necessidades de acompanhamento médico e traçar um perfil preliminar de quem mora na rua.

 

O presidente da Fundação, Allan Borges, explicou que o centro e a zona sul foram escolhidos porque concentram cerca de 70% de toda a população de rua da região metropolitana do Rio.

 

O censo vai permitir quantificar as pessoas em situação de rua: quantos homens, mulheres, crianças e idosos; idade, profissão, escolaridade, o tempo de rua, se tem alguma doença, inclusive mental, se fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, e assim gerar o diagnóstico dessa população.

 

Ainda segundo o presidente da Fundação Leão XIII, o censo vai ser feito simultaneamente em todos os municípios do estado e a primeira etapa deve estar concluída até o final do primeiro semestre de 2020. A segunda etapa, já com as propostas de ações, será entregue até o final do próximo ano.

Últimas notícias
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo
Cultura

Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

O jornalista e escritor de 72 anos, que se tornou acadêmico em 2011, vai presidir a ABL no ano de 2022. Recentemente, a Academia adicionou quatro integrantes: Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Paulo Niemeyer Filho e José Paulo Cavalcanti.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa do IBGE evidencia agravamento da desigualdade social

A crise sanitária provocada pelo coronavírus em todo o mundo tem mostrado o agravamento da disparidade pelas diferenças sociais, refletindo também na economia dos países.

Baixar arquivo