Governo lança programa que flexibiliza direitos para estimular contratação de jovens

Verde Amarelo

Publicado em 11/11/2019 - 22:54 Por Lucas Faria - Brasília

O governo federal lançou, nessa segunda-feira, o Programa Verde Amarelo. O objetivo é incentivar a qualificação profissional e a geração de emprego e renda.

 

De acordo com o governo, o programa deve gerar cerca de R$ 1,8 milhão de empregos até 2022.

 

O alvo principal são os jovens de 18 a 29 anos que pretendem se inserir no mercado de trabalho, ou buscar o primeiro emprego.

 

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirma que a iniciativa ajudará na captação de novos empregos, com a redução da carga tributária em cima da folha de pagamento.

 

"Essa faixa tem o dobro do índice de desemprego do restante da sociedade brasileira, porque são pessoas que tem menor qualidifcação e menos experiência. Então, para esses, vamos fazer um processo de desoneração da folha, com resposnabilidade. Apontando, dentro do orçamento, a contrapartida adequada para não haver desequilíbrio fiscal".

 

A parte de qualificação dos profissionais funcionará por meio de vouchers. Segundo o governo, as entidades responsáveis pelo processo de formação serão pagas por performance e não mais por hora de treinamento.

 

Na prática, a empresa só receberá recursos públicos caso comprove a empregabilidade dos funcionários que fizeram o curso.

 

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, explica que o governo vai voltar a investir em educação sem comprometer o pacto orçamentário.

 

"Com isso, nós retornamos a investir em qualificação, e mais, sem nenhum impacto orçamentário. Essa parceria construída com o Senai e com o Sebrae é fundamental para que nós tenhamos a garantia de recursos sem impacto orçamentário e o alinhamento com aquilo que o setor privado efetivamente precisa".

 

Para incentivar os empresários da iniciativa privada, 32% dos custos na contratação de um novo empregado foram reduzidos - entre eles, o pagamento do INSS. Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terá um desconto de 2%, e não 8%, como os atuais contratos de trabalho.

 

A multa para quem for demitido sem justa causa é de 20%, e não 40%.

 

A remuneração do jovem será de, no máximo, um salário mínimo e meio; hoje, cerca de R$ 1,5 mil.

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo