Salvador sofre com chuvas intensas; sirenes tocam em 10 regiões e alerta máximo é dado
Uma das maiores ocorrências de chuva dos últimos anos. Essa foi a definição do prefeito ACM Neto sobre a situação sofrida por Salvador nesta terça-feira, quando foram registrados 170 milímetros de precipitação em apenas 3 horas, com picos de 258 milímetros nos bairros da Liberdade e de São Caetano.
E, com o fenômeno, vieram os transtornos à população. Até as 20h, a Defesa Civil de Salvador contou mais de 400 ocorrências entre desabamentos de imóveis e muros, deslizamentos de terras alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos, dentre outras.
Em entrevista, o prefeito afirmou que foi necessária a mudança do nível de alerta para o risco muito alto. Foi autorizado o acionamento de sirenes em dez das 11 regiões da cidade que são monitoradas pelo sistema de alerta.
ACM fez ainda um alerta para que os moradores das áreas de risco para que não insistam em permanecer em suas casas, uma vez que podem solicitar o auxílio-moradia.
O governador Rui Costa anunciou apoio aos municípios depois dos prejuízos causados pelas chuvas. Ele gravou um vídeo sobre as ações do Executivo estadual e os R$ 200 milhões investidos em encostas.
As chuvas foram provocadas por um fenômeno meteorológico chamado cavado e devem permanecer na capital baiana até quinta-feira (28).