Consumidor brasileiro tem baixa exposição às radiações emitidas pelos celulares, diz Anatel

Anatel

Publicado em 25/12/2019 - 09:33 Por Lucas Faria - Brasília

Um estudo realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, constatou que os aparelhos homologados pelo órgão têm resultados abaixo dos limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

 

No conteúdo divulgado a taxa de absorção específica, que mede o nível de radiação captada pelo corpo humano, foi menor que dois watts por quilo, para a região da cabeça e do tronco, delimitação da OMS, adotada pela Anatel. 

 

12 mil aparelhos com tecnologias, 2G, 3G e 4G foram inspecionados nos últimos seis anos e todos eles tiveram índices menores que um watt por quilo.

 

O Gerente de Certificação da Anatel, Davison Silva, afirma que os equipamentos que falharam nos testes precisam ser refeitos para entrar no mercado brasileiro.

 

Davison Silva reiterou a importância do selo de segurança da agência, na hora da compra de um aparelho eletrônico.

 

Ainda de acordo com a Anatel, em 2020, os celulares com banda de internet 5G que chegarão ao Brasil, precisarão passar pelos mesmos testes aplicados aos telefones que circulam no país.

 

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo