Três shoppings e uma loja na região do Brás, no centro de São Paulo, foram alvo de uma operação de combate à pirataria.
Foram apreendidas camisetas esportivas, óculos escuros e calçados, especialmente tênis. Todos produtos falsos, mas com etiquetas de grifes do setor têxtil e esportivo.
Segundo o secretário executivo da prefeitura de São Paulo, Fabio Lepique, qualquer loja que comercialize produtos piratas na cidade pode ser fechada.
Pelo menos 30 toneladas de produtos piratas foram apreendidos. Com a operação desta quarta-feira, chega a 37 o número de operações da prefeitura contra produtos falsificados.
Segundo a prefeitura só este ano, a prefeitura de São Paulo apreendeu três mil e 200 toneladas de produtos pirateados.
Segundo o Fórum Nacional contra a Pirataria, tem aumentado o número de produtos piratas circulando no Brasil. A estimativa é de que em 2018 foram registradas perdas de R$193 bilhões em produtos que deixaram de ser vendidos por 13 setores industriais, além de impostos que deixaram de ser arrecadados.
O número é um terço maior que o registrado em 2017, e praticamente o dobro do registrado em 2014. A operação dessa quarta-feira é resultado de uma ação conjunta entre a prefeitura de São Paulo, a Receita Federal e a Polícia Civil.