Uma parceria estratégica foi firmada nesta segunda-feira (16) para impulsionar pesquisas no setor de petróleo e gás. O termo de cooperação foi assinado entre o Serviço Geológico do Brasil - antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, a Petrobras e a ANP, Agência Nacional do Petróleo, em cerimônia no Rio de Janeiro.
Dentro do acordo estão previstos cinco projetos, a um custo de R$220 milhões. O valor será financiado com verba da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A ANP ficará responsável pela análise, aprovação, acompanhamento e fiscalização do uso dos recursos.
A parceria prevê a construção do Centro de Referências em Geociências, e também a formação de acervo com rochas e fluídos de bacias petrolíferas.
Entre os projetos de destaque, está a revitalização do Museu de Ciências da Terra, localizado na Urca, e seu conjunto de laboratórios, o que foi comemorado pelo ministro de Minas Energia, Almirante Bento Albuquerque.
Durante o evento, em entrevista a jornalistas, Bento Albuquerque disse que o governo ainda não decidiu sobre a entrada na Opep, Organização dos Países Exportadores de Petróleo. O ministro reforçou também que a privatização da Eletrobras deve ocorrer no ano que vem, independentemente das eleições municipais.