Pet Friendly: Veterinária dá dicas para passeio com animais de estimação em shoppings
Já é cada vez mais comum ver animais de estimação em shoppings e centros comerciais de várias cidades do país.
O Brasil, de acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para animais de Estimação – é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. E muitos donos querem inserir cada vez mais esses bichinhos nos programas familiares.
Muitos estabelecimentos já contam com o selo “Pet Friendly”, que avisa aos donos de pets que ali, o seu animalzinho é bem-vindo. Mas, exitem regras para a presença dos bichos nestes locais e isso depende de cada shopping.
A médica veterinária Luana Sartori, em entrevista à Rádio Nacional, destaca que antes de levar o animal de estimação a um passeio num centro comercial, é importante estar atento a cuidados como higiene básica e carteirinha de vacinação em dia.
Luana Sartori também lembra que o melhor é conduzir os bichinhos por elevadores e não por escadas rolantes, que podem assustar os animais.
Quanto ao porte, as regras dependem de cada estabelecimento, mas raças de pequeno e médio porte levam vantagens. Há também restrições em relação a alguns locais nos shoppings, como a praça de alimentação.
No geral, a médica veterinária recomenda cautela.
Lembrando que para cães-guia, as regras são diferentes.
De acordo com a Lei 11.126 de 2005, a pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia tem o direito de ingressar e permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo.