Rádio Nacional da Amazônia volta a operar em ondas curtas com 100% de capacidade

100% de capacidade

Publicado em 17/12/2019 - 17:49 Por Renata Martins - Brasília

Reencontrar velhos amigos, conhecer gente nova e percorrer lugares que fazia um tempinho que a gente não chegava. Essa foi a sensação de quem esteve no Rodeador, em Brazlândia, Distrito Federal; nos estúdios da Rádio Nacional da Amazônia em Brasília; e no barco, na cozinha de casa, na sua comunidade, na sua aldeia.


É que nesta terça-feira foi entregue a nova subestação de ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia, que vai permitir mais tempo no ar, de 8h à meia-noite, sem interrupções, com transmissores de 25 metros, na frequência de 11780kw, e de 49 metros, na frequência 6180.


O presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, Luiz Carlos Gomes Pereira, inaugurou o novo equipamento, que custou R$ 2,5 milhões. E disse que esse era um pedido dos ouvintes.


“Especialmente atendendo aquele horário que era uma reivindicação dos nossos ouvintes. A maioria das pessoas está em casa, trabalhando, tocando a sua vida, e eles sentem a necessidade do rádio das 12h às 16h”.


E quem está no estúdio já acompanha a alegria daqueles que há mais de dois anos não conseguiam sintonizar nossa programação.


Em março de 2017, a subestação de energia foi destruída por um incêndio. Seis meses depois as transmissões voltaram, mas apenas nos 25 metros e com tempo reduzido.


A apresentadora do Tarde Nacional, Juliana Maya, programa que durante dois anos e oito meses foi transmitido apenas pela internet, fala da emoção de voltar ao ar em ondas curtas.


“A gente sempre soube qual era o nosso papel, a gente só queria chegar. E hoje a gente volta a chegar nas casas, nas fazendas dessas pessoas, onde elas trabalham, nas aldeias, nas comunidades ribeirinhas, nesse lugares mais distantes que é difícil ter internet”.


No estúdio da Rádio Nacional da Amazônia, centenas de mensagens trazem o relato de quem estava com saudade de ouvir a programação que leva notícias e serviços. Mensagens como a de Roseli Matos, de Porto Esperidião, em Mato Grosso.


“Graças a Deus voltou a faixa de 49 metros, está sendo uma alegria para nós”.


O presidente da EBC, Luiz Carlos Gomes Pereira, destaca que a empresa tem o maior sitio de antenas do país e o quinto do mundo.


“As grandes nações do mundo de dimensão continental, ninguém abriu mão de suas ondas curtas. Estamos falando de China, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Índia. Então estamos colocando em funcionamento uma estação que é estratégica para o país em termos de segurança - e também ajuda as pessoas. E mais do que isso, leva emoção”.


Com a nova subestação e com novos equipamentos de transmissão, a programação poderá até ser transmitida 24 horas.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo