Retrospectiva 2019: confira alguns fatos que marcaram o mês de junho

Retrospectiva 2019

Publicado em 26/12/2019 - 21:15 Por Apresentação de Adalto Gouvêia - Brasília

- Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu criminalizar a homofobia como forma de racismo.

 

- A Justiça Federal em Juiz de Fora (MG), absolveu Adélio Bispo de Oliveira, autor do ataque a faca contra o então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral do ano passado. A decisão aconteceu depois do processo criminal que considerou que Adélio é inimputável porque apresenta transtorno mental.

 

- O celular do ministro da Justiça, Sergio Moro, sofreu tentativa de invasão. A Polícia Federal (PF) investigou o crime e descobriu que outras autoridades também tiveram o celular hackeado.

 

- No Sudeste Asiático, milhares de pessoas ocuparam as ruas na região central de Hong Kong para protestar contra um projeto de lei que permite que suspeitos de crimes sejam extraditados para a China continental.

 

- Os organizadores afirmaram que houve a participação de mais de 1 milhão de pessoas. Manifestantes ficaram feridos após os confrontos com a polícia.

 

- A então primeira-ministra britânica Theresa May renunciou ao cargo depois que o Parlamento rejeitou repetidamente o acordo de retirada da União Europeia, que ela acertou com o bloco europeu.

 

- No esporte, a França sediou a Copa Feminina 2019. Ao todo 24 equipes disputaram a taça.  As francesas eliminaram a seleção brasileira nas oitavas de final. Mas deu tempo de a atacante brasileira Marta entrar para história. A camisa 10 do Brasil se tornou a maior goleadora na história das Copas do Mundo, superando o atacante alemão, Miroslav Klose. Marta agora soma 17 gols contra 16 do alemão. Os Estados Unidos venceram a Holanda na final. Com a vitória, as americanas se tornaram tetracampeãs.

 

- Já no futebol masculino, o Brasil sediou e venceu a Copa América 2019. Doze equipes disputaram a taça, com o Japão e o Catar jogando como seleções convidadas. O Brasil ganhou da Argentina na semi-final e conquistou o 9º título continental, ao vencer o Peru por 3 a 1 na final. O jogador Daniel Alves levou o prêmio Bola de Ouro. Everton (Cebolinha) ficou com o prêmio Chuteira de Ouro e o goleiro Alisson, Luva de Ouro.

 

- O cantor Sergio Augusto Bustamente, o eterno roqueiro brasileiro Serguei, morreu aos 85 anos. Ele sofria de Alzheimer e estava internado em um hospital, em Volta Redonda (RJ). Serguei contava façanhas, como a de ter assistido ao lendário festival de rock em Woodstock, nos Estados Unidos, em 1969, e de ter vivido um caso de amor com a cantora americana de blues Janis Joplin.

 

- Quem também partiu foi o cineasta italiano Franco Zeffirelli, aos 96 anos, em Roma. Zeffirelli se tornou conhecido por suas visões românticas no cinema, opulentas produções de ópera e adaptações de peças de Shakespeare no teatro.

 

 

 

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Últimas notícias
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo