Retrospectiva 2019: relembre os fatos que marcaram o mês de março

Retrospectiva 2019

Publicado em 22/12/2019 - 12:25 Por Apresentação de Márcia Dias - Brasília

- Em março, o presidente Jair Bolsonaro esteve na Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos, para o encontro com Donald Trump. Bolsonaro também foi a Israel defender parcerias em segurança e defesa.

 

- No dia 13 de março, uma notícia chocou o país. Um tiroteio em uma escola de Suzano deixou mortos e feridos. Os responsáveis pelo atentado se mataram em seguida.

 

- O ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco foram presos, em um desdobramento da Operação Lava Jato.

 

- Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu dois suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes.

 

- O ciclone Idai afetou mais de 1,7 milhão de pessoas em Moçambique, Zimbabue e Malaui. A tempestade provocou o pior desastre natural do Hemisfério Sul. O Brasil enviou medicamentos e mantimentos. Além disso, militares brasileiros auxiliaram nas buscas por sobreviventes.

 

- Eurico Ângelo Oliveira Miranda morreu aos 74 anos, no Rio de Janeiro. Ex-presidente do Vasco da Gama e ex-deputado federal, Eurico foi vítima de um câncer no cérebro.

 

- Sobrevivente da queda do avião da Chapecoense na Colômbia, em 2016, que deixou 71 mortos, o jornalista Rafael Henzel, de 45 anos, morreu de infarto em 2019.

 

- Em março, foi sancionada a lei que proíbe o casamento de menores de 16 anos.

 

- Após o crescente número de casos de sarampo, o Brasil perdeu o certificado de país livre da doença, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em 2016. Para recuperar o status, o país intensificou, ao longo de todo o ano, as campanhas de vacinação contra o sarampo.

 

- O Brasil passou a dispensar vistos de entrada para visitantes do Canadá, dos Estados Unidos, do Japão e da Austrália.

 

- O leilão de privatização de 12 aeroportos brasileiros arrecadou R$ 2,377 bilhões. Os terminais estão localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

- A Estação Primeira de Mangueira venceu o Carnaval do Rio de Janeiro. A escola desfilou na Sapucai com o enredo História pra Ninar Gente Grande, do carnavalesco Leandro Vieira.

 

 

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo