Quem pretende viajar para o exterior com bichinho de estimação neste fim de ano deve ficar atento. As viagens internacionais com cães e gatos exigem o CVI, o Certificado Veterinário Internacional, para o pet poder embarcar.
O CVI deve ser solicitado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2 e 10 dias antes da viagem. O documento serve como um comprovante da boa condição sanitária do animal.
Para emitir o certificado é necessário apresentar atestado de saúde assinado por um médico veterinário, caderneta de vacinação e outros documentos exigidos pelo país de destino.
Janaína Garçone, auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, disse que os viajantes devem ficar atentos porque cada país tem prazos e exigências específicas.
Os passageiros que vão para os Estados Unidos podem solicitar a emissão do certificado pelo portal do Ministério da Agricultura na internet. Para os demais países, a solicitação deve ser feita presencialmente nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, que ficam nos aeroportos.
Mais informações sobre o Certificado Veterinário Internacional estão disponíveis no site agropecuaria.gov.br. De janeiro a novembro deste ano, 7.724 documentos foram emitidos.
* Estagiária com supervisão de Jéssica Gonçalves.