Calendário Iti Malia é ilustrado por crianças com Down para combater preconceito

Contra o preconceito

Publicado em 29/01/2020 - 16:47 Por Sayonara Moreno - Brasília

Promover a inclusão e combater o preconceito. Um calendário de 2020 e, em cada mês, uma criança exalando fofura, caracterizada com alguma profissão. E falando nisso, até o nome do calendário é sugestivo, porque leva a expressão que ganhou a internet para as coisas “fofas”: é o calendário Iti Malia.


A iniciativa é da Associação de Pais e Amigos da Pessoa com a Trissomia do 21, do estado do Tocantins. São crianças com a chamada síndrome de Down, que foram fotografadas para estampar o calendário. A presidente da associação, Diana Veloso, conta que a ideia surgiu há três anos, de uma das mães.


De lá para cá, elas dividiam os custos entre si e as fotos são feitas por outra mãe, que é fotógrafa. Na edição de 2020, com o tema profissões, a associação teve a ajuda de uma agência, que fez todo o design e impressão do material.


A pequena Giovanna, de 5 anos, estampa uma das páginas vestida de dentista, profissão da mãe, Adriana Rabelo, que atribui ao tema das profissões a importância de dar oportunidades.


“A gente quebra um pouco de tabu, de que eles têm algum tipo de limitação, de que eles possam não conseguir alguma coisa. Se a gente estimular, der oportunidade, acredito que qualquer coisa que eles desejam a gente possa conseguir – claro, oferecendo oportunidade e estímulo”.


A presidente da associação, Diana Veloso, explica que a verba arrecadada com as vendas vai ser aproveitada para o lançamento oficial da entidade e, também, para levar mais informações às famílias de crianças com a síndrome de Down.


“A primeira arrecadação nós gostaríamos e utilizar para fazer o lançamento oficial da nossa associação, e gostaríamos de trazer um palestrante que chama Alex Duarte, que é um jornalista que fez um documentário sobre as pessoas com a trissomia do 21. E ele traz muito essa questão da importância de oferecer autonomia para as pessoas com a trissomia”.


Quem tem interesse em comprar os calendários da associação, pode procurar a sede da Associação de Pais e Amigos da Pessoa com a Trissomia do 21, em Palmas. As vendas à distância podem ser combinadas pela internet, no site da associação T 21.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo