Dia de Reis marca encerramento dos festejos de Natal; em Brasília, houve o tradicional reisado
Nesta segunda feira (6), é comemorado o Dia de Reis. A data celebra o dia em que os Três Reis Magos, Melchior, Baltazar e Gaspar, que, guiados pela estrela de Belém, visitaram o menino Jesus. O Salvador estava escondido do rei Herodes, que mandou matá-lo.
A data também encerra os festejos natalinos, com o desmonte do presépio e árvore de natal, e abre a comemoração para a festa de Reis ou folia de Reis.
O reisado, como também é chamado, é composto por músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades, sobretudo do interior, anunciando a volta do Messias, pedindo prendas e fazendo louvação aos donos da casa por onde passam. Os principais personagens da festa são o Mestre, Rei, Rainha, Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e crianças.
A cidade de Planaltina, no Distrito Federal, reúne todos os anos foliões do DF e do Entorno para realizar as comemorações. Volmir Batista, da Associação dos Foliões diz que este ano eles resolveram antecipar e encerraram os festejos com a entrega de doações a igreja Matriz da cidade.
A Folia de Reis é comemorada em várias partes do país, principalmente no Centro Oeste, Norte e Nordeste, onde ganhou cores, formas e sons regionais.