Nova Friburgo decreta situação de emergência por causa de estragos causados pela chuva
A prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pela forte chuva que atinge a cidade desde a última quinta-feira. O decreto, que é válido por 180 dias, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico na noite desta sexta-feira, 3 de janeiro.
O Estado de Emergência, possibilita acesso à serviços emergenciais, caso ocorra necessidade. A forte chuva que cai em Friburgo há três dias provocou transbordamento de rios, afundamento de asfalto em vários bairros e deslizamentos em encostas. De acordo com a Defesa Civil, choveu na cidade um terço da quantidade esperada para o mês.
A Defesa Civil informou neste sábado que a cidade está em estágio de atenção diante da possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, principalmente à tarde e à noite. Não há desalojados e nem desabrigados. A orientação é para que os moradores de áreas de risco fiquem em local seguro e atento aos avisos da Defesa Civil.
Na sexta-feira, o governo federal ofereceu ajuda aos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Minas Gerais e de São Paulo, afetados pelas chuvas. Caso os estados ou os municípios precisem de apoio financeiro, é necessário publicar o decreto da situação de emergência ou calamidade pública, como fez a prefeitura de Nova Friburgo e encaminhar o pedido de reconhecimento federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais.
As cidades de Petrópolis e Teresópolis, também na região serrana, onde a chuva também provocou estragos nos últimos dias, permanecem em estágio de atenção por causa da previsão de mais chuva neste fim de semana.