Passagens de ônibus e metrô ficam mais caras a partir de hoje (13) no DF

Transporte público

Publicado em 13/01/2020 - 10:35 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Já está valendo o reajuste de 10% no valor das passagens de ônibus e metrô do Distrito Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (10).

 

A passagem mais cara, que custava 5 reais, passou para 5 reais e 50 centavos. A mais barata, de 2 reais e 50 centavos, aumentou para 2 reais e 75 centavos. O governo espera economizar 161 milhões de reais com o aumento. Valor que será pago pelos usuários, que criticaram a medida.


O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, argumentou que um estudo da secretaria aponta para uma necessidade de aumento de 16% no valor das passagens, e que os 6% acima do reajuste serão pagos pelo próprio governo. Em 2019, o subsídio ao setor chegou a 701 milhões de reais. Isso porque a passagem que as pessoas pagam não é a única receita das empresas, que ainda recebem recursos do Estado.



Segundo o secretário, os aumentos de 2015 e 2017, que somam reajustes de 52% nas passagens, não foram suficientes para equilibrar financeiramente o sistema, pois o transporte teria ficado sem reajuste por 10 anos, entre 2006 e 2015, quando a inflação teria acumulado uma alta de 73%.


Por outro lado, deputados distritais da oposição querem derrubar o aumento. O deputado Fábio Felix, do PSOL, protocolou um decreto legislativo com poder de suspender o reajuste.


O deputado disse que a oposição está unida, mas o bloco só reúne 5 parlamentares de um total de 13 necessários para derrubar a medida. Porém, com a Câmara Legislativa de recesso, só haverá sessão se o presidente, o deputado Rafael Prudente, do MDB, convocar uma reunião extraordinária.



Já integrantes do Movimento Passe Livre marcaram um protesto para a próxima terça-feira, alegando que não vão pagar mais para circular menos. Nossa reportagem questionou a assessoria de imprensa de 3 das 6 empresas que atuam no DF sobre a situação do caixa que justificaria o aumento, mas a assessoria informou que não vai comentar a medida.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo