A startup Grow, resultado da fusão entre a Grin e a Yellow, decidiu tirar de circulação todas as bicicletas e patinetes compartilhadas em 14 cidades. A decisão já está valendo e é resultado, segundo a empresa, de um ajuste operacional.
Entre as cidades que deixam de oferecer o serviço estão: Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis, Campinas, São Vicente, São José dos Campos, Santos e Guarapari.
As patinetes que estavam nos locais serão transferidas para as cidades em operação. Em nota enviada à Radio Nacional, a Grow afirma que vai seguir operando com patinetes em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. As bicicletas, contudo, foram tiradas de circulação. A startup assegura que a suspensão é temporária.
A suspensão das bicicletas e patinetes compartilhadas nas cidades resultou na demissão de funcionários. Ainda no comunicado, a empresa afirma que está “buscando a recolocação dos demitidos”. O trabalho está sendo feito em parceria com uma consultoria de recursos humanos.
A empresa disse que está em busca de parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir a operação.
A Grow surgiu da fusão entre as marcas Grin e Yellow, em janeiro de 2019, e está presente em sete países. O anúncio ocorre duas semanas depois de a Lime, que operava patinetes, deixar de atuar no país.
As patinetes continuam presentes em São Paulo, Rio e Curitiba. Segundo a Grow, foram realizadas mais de 20 milhões de corridas.
* Estagiário com supervisão de Nádia Faggiani