Samuzinho de Belém treina crianças para primeiros-socorros e ações de conscientização contra o trote

Samuzinho

Publicado em 01/02/2020 - 12:39 Por Michelle Moreira - Brasília

Cerca de 30 crianças entre 9 e 12 anos participaram do projeto Samuzinho, em Belém, entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano.

 

Os pequenos receberam orientações de como fazer os primeiros-socorros quando necessário e vão atuar em ações de conscientização contra o trote no município.

 

Em 2019, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu cerca de setenta e duas mil e trezentas ligações de pedidos falsos de ajuda. Uma média de duzentas por dia. A brincadeira, que de inofensiva não tem nada, prejudica e pode determinar entre a morte e a vida de alguém que de fato precise da ajuda dos bombeiros.

 

Para o coordenador geral do Samu em Belém, Leonardo Lobato, durante as 40 horas gerais do curso, os participantes têm contato direto com o trabalho das equipes; o que ajuda na conscientização contra este tipo de infração.

 

Sonora: “O projeto Samuzinho é feito dentro do Samu. E as crianças têm alguns momentos de convivência com nosso trabalho, conhecendo a realidade do Samu; conhecem a importância do Samu para a sociedade. E a partir daí eles começam a se conscientizar que não pode passar trote e passar a transmitir isso no seu meio, na sua família, na escola de que não pode passar trote.”

 

Leonardo conta ainda que o projeto - também presente em várias cidades do Brasil - acontece na capital paraense há cerca de 20 anos e ao longo deste tempo já conscientizou e formou muitas crianças; algumas delas chegaram a socorrer os irmãos após acidentes e alguns hoje trabalham no serviço de emergência.

 

Durante todo o primeiro semestre de 2020, os alunos vão participar de cursos de atualização e partir para a prática em ações na comunidade. Entre as atividades previstas está a participação em palestras promovidas pelo Samu.

 

A nova turma deve ter início em abril. Não há data definida para as inscrições. Então quem quiser participar deve ficar de olho no site da prefeitura em: belem.pa.gov.br. Lembrando que tanto a matrícula como o curso são de graça.

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo