MP e Polícia Civil intensificam combate a falsificação de alvarás em Búzios

Rio de Janeiro

Publicado em 13/02/2020 - 20:28 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Uma operação do Ministério Público (MP) e da Polícia Civil foi deflagrada nesta quinta-feira (13) para desarticular uma quadrilha que falsificava alvarás no município de Búzios, na Região dos Lagos fluminense.


Essa é a segunda fase da ofensiva contra o grupo, quatro meses após o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao acusados, para a coleta de evidências.


Agora, cinco despachantes tiveram o mandado de prisão expedido pela Primeira Vara Criminal da cidade.


Eles estão sendo acusados de organização criminosa, estelionato, fraude processual e ameaça.


De acordo com a investigação, empresários que tentavam legalizar seus estabelecimentos com a prefeitura eram aconselhados por funcionários da própria administração a procurar despachantes para acelerar o processo.


Então, eles entravam em contato com os alvos da operação e cobravam cerca de R$ 5 mil pela emissão dos documentos, que no fim das contas eram falsos.


O Ministério Público identificou ainda que no decorrer da investigação os acusados ameaçaram vítimas e destruíram provas para tentar fugir da Justiça.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo