Durante os feriados e festas comemorativas, é comum as pessoas perderem documentos e bens pessoais. Para ajudar a população, os Correios oferecem o serviço de Achados e Perdidos.
Documentos encontrados devem ser entregues em qualquer agência dos Correios. Para quem perdeu, a consulta para retirada pode ser feita na agência mais próxima do seu endereço.
A gerente da Agência Central dos Correios em Brasília, Eliane Melo, explica o que fazer quando um documento é perdido entre estados diferentes.
“Você pode ir na agência mais próxima, e aí o gestor da unidade vai fazer o direcionamento para a agência central onde ele está localizado. É feita a informação via e-mail e o documento é encaminhado. A pessoa não precisa de deslocar”.
Os Correios guardam os documentos por 60 dias e para recuperá-lo é cobrada uma taxa de R$ 5,95. A guarda de talões de cheque e cartões só é feita com apresentação de algum documento pessoal.
Para quem quer checar se algum documento está nos Achados e Perdidos dos correios é possível acessar a página da empresa na internet e a central telefônica. O contato pode ser feito pelos números 3003-0100 para capital e regiões metropolitanas, e o 0800 725 7282 para demais localidades.
No ano de 2019, aproximadamente 5 mil documentos foram recuperados.
*Estagiária sob supervisão de Gláucia Gomes