Porto Velho fica sem desfile de escolas de samba pelo 2º ano consecutivo

Escolas de Samba

Publicado em 15/02/2020 - 12:50 Por Renata Martins - Brasília

Pelo segundo ano consecutivo, Porto Velho não terá desfile das escolas de samba.

 

Esta semana, a prefeitura da capital rondoniense anunciou que não vai repassar recursos para as agremiações.

 

Por meio de nota, o prefeito Hildon Chaves disse lamentar a situação, mas ressaltou que não pode provocar um desequilíbrio financeiro nas contas do município.

 

A medida causou protesto dos carnavalescos. A Fesec, Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia, repudiou a determinação do gestor municipal.

 

Segundo a federação, a verba foi disponibilizada pela Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade a destinação de recursos da Casa Legislativa, para diversos segmentos culturais, entre eles, as escolas de samba.

 

Por causa da falta do repasse financeiro que seria investido no desfile das escolas de samba, o evento que estava marcado para o dia 29 de fevereiro foi cancelado.

 

Para o presidente da Fesec, Reginaldo Cardoso, há preconceito com as escolas de samba. Ele afirmou que a prefeitura manteve o apoio financeiro a blocos de carnaval e vai realizar um baile municipal.

 

Cardoso afirma que, para não perder a tradição, as escolas vão improvisar um desfile.

 

Na nota divulgada pela prefeitura, Hildon Chaves disse ter um grande carinho e respeito por todos os carnavalescos e escolas de samba. Ele acrescentou que é um admirador da festa popular da cultura brasileira, mas ressaltou que, neste momento, não tem como disponibilizar os recursos.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo