logo Radioagência Nacional
Geral

Porto Velho fica sem desfile de escolas de samba pelo 2º ano consecutivo

Escolas de Samba
Baixar
Renata Martins
15/02/2020 - 12:50
Brasília

Pelo segundo ano consecutivo, Porto Velho não terá desfile das escolas de samba.

 

Esta semana, a prefeitura da capital rondoniense anunciou que não vai repassar recursos para as agremiações.

 

Por meio de nota, o prefeito Hildon Chaves disse lamentar a situação, mas ressaltou que não pode provocar um desequilíbrio financeiro nas contas do município.

 

A medida causou protesto dos carnavalescos. A Fesec, Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia, repudiou a determinação do gestor municipal.

 

Segundo a federação, a verba foi disponibilizada pela Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade a destinação de recursos da Casa Legislativa, para diversos segmentos culturais, entre eles, as escolas de samba.

 

Por causa da falta do repasse financeiro que seria investido no desfile das escolas de samba, o evento que estava marcado para o dia 29 de fevereiro foi cancelado.

 

Para o presidente da Fesec, Reginaldo Cardoso, há preconceito com as escolas de samba. Ele afirmou que a prefeitura manteve o apoio financeiro a blocos de carnaval e vai realizar um baile municipal.

 

Cardoso afirma que, para não perder a tradição, as escolas vão improvisar um desfile.

 

Na nota divulgada pela prefeitura, Hildon Chaves disse ter um grande carinho e respeito por todos os carnavalescos e escolas de samba. Ele acrescentou que é um admirador da festa popular da cultura brasileira, mas ressaltou que, neste momento, não tem como disponibilizar os recursos.

x